quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Porque uma Escola Bilíngüe...




Atualmente, presenciamos uma discussão sobre a importância da aquisição e aprendizagem de duas línguas - a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Esta discussão é fundamental para o investimento na qualidade de educação para o surdo. Entretanto, os educadores não podem negligenciar uma discussão fundamentalmente importante – um Projeto Pedagógico que realmente atende às metas educacionais para uma criança surda.
E, a escola porque crítica, problematiza-os tentando exercitar a postura reflexiva e política diante de uma realidade que é ao mesmo tempo dada e transformadora, é transformada pelos seus sujeitos. Assim, poderemos discutir qual o tipo de oferta educativa - classe especial, escola para surdos, escolas com alunos surdos ou salas de recursos para escolas regulares.
Desta forma, procuramos defender o planejamento de uma escola que assume a missão de possibilitar a construção de uma sociedade que garanta a todos os cidadãos a autoria de sua história.
Da mesma forma, reconhece a Língua Portuguesa como elemento cultural de um grupo social majoritário – de ouvintes, e que precisa ter acesso a outra possibilidade lingüística – a Língua Brasileira de Sinais. A garantia de um contexto sociolingüístico bilíngüe representa a possibilidade do exercício da diversidade cultural e lingüística entre surdos e ouvintes.

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